Como estudar para a 2ª fase da OAB?

Uma das grandes perguntas que me fazem é como estudar para a 2ª fase da OAB, ou seja, como iniciar os estudos.

O primeiro passo é organizar o conteúdo programático dentro da sua disponibilidade de tempo. Se você tem tempo livre, tudo fica mais fácil, bastando a sua dedicação e disciplina. Caso você trabalhe ou ainda esteja na faculdade, o planejamento é fundamental, porque o conteúdo é extenso. Dedique-se diariamente, pelo menos uma peça processual por dia e também faça os exercícios. O treinamento é essencial para revisar e absorver toda a matéria.

Pesquise sobre as matérias e peças processuais mais cobradas na área de conhecimento escolhida. Por exemplo, na área de Direito do Trabalho a FGV tem uma tendência em cobrar Reclamação Trabalhista, Contestação e Recurso Ordinário, motivo pelo qual você deve ter mais atenção quanto à estrutura, hipóteses de cabimento, preliminares e prejudiciais de mérito.

Mas isso não significa que você não deve estudar as demais peças. O estudo das outras peças também é fundamental, porque comumente são cobradas nas questões discursivas, como, por exemplo, “qual a medida processual cabível…” ou “qual medida judicial você adotaria…”

Preciso alertar que o Exame de Ordem é bastante específico, desde o que é cobrado e até a forma como a banca avaliadora corrige a sua prova. Esqueça a forma como você redigia as provas na graduação em Direito. É fundamental saber como a FGV cobra a matéria e também a maneira como corrige. Embora a prova prático-profissional seja discursiva, a correção é extremamente objetiva. Se não citar os dispositivos legais, incisos, parágrafos, não ganha o ponto. Da mesma forma se não utilizar a nomenclatura correta e prevista em lei. 

Treine! A palavra treinamento é o que define a sua aprovação. Faça muitos exercícios e casos práticos. Todas as provas anteriores da OAB estão disponíveis no seguinte site: https://oab.fgv.br/

Ao treinar as peças processuais e exercícios, utilize o código que você levará para o dia da prova. Assim você já se acostuma com a posição das leis, artigos, Súmulas e Ojs.

Claro que é possível estudar sozinho(a), porque a sua aprovação depende somente do seu esforço. Porém eu sempre recomendo um curso preparatório, justamente porque ensinam COMO fazer a prova. É imprescindível aprender a fazer a prova da OAB, estruturar corretamente as peças e conhecer os entendimentos da banca avaliadora sobre determinada matéria.  

Saiba que a prova da OAB tem o seu grau de complexidade, mas é possível conquistar a aprovação seguindo todos esses passos. Nós do Caput Cursos Jurídicos estamos aqui para te auxiliar da melhor maneira!

Prof. Murilo Siqueira Comério

Fundador do Caput Cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *